sexta-feira, 16 de março de 2012

Tecidos com história ou historia de trapos...

Mais uma visita à retrosaria mais tradicional de Lagos, ou pelo menos a única onde gosto de ir, pelo que compro mas principalmente pelo que aprendo com as dicas e conversa do dono!
E gosto quando o senhor ainda faz a conta em pé e à mão (bem dito assim ... pé e mão!) escrevendo no envelope de papel...



E gosto uando alguém me liga ou manda uma mensagem a dizer:

"Passa cá em casa que tenho um saco de tecidos para ti" até deliro! Fico curiosa, com vontade de ver, as cores, os padrões, os tamanhos... e curiosa em ouvir a história que está por trás daquele simples bocado de pano.

Este estava destinado, era de um corte de um lençol do enxoval da minha mãe. Como o lençol era comprido era suposto a minha avó cortar um bocado, e ela assim fez mas ... cortou de mais, queria cortar de maneira a ficar com um lençol e pano para as almofadas, e ficou, com um lençol curto e o pano que nunca seria transformado em almofadas, nem em nada ... até que me veio parar às mãos!


"Ai este retalho, tenho isto há tanto tempo..." foram as palavras da minha sogra quando tirou este pano de um cesto. "comprei para fazer batas para os meus mais velhos, e nunca cheguei a fazer"

Então dê cá que faço eu ... e cá está à espera de ser uma bata, ou duas!



"Pano para batas..., se quiseres aproveita" foram as palavras de uma sra amiga ao dare-me estes bocados, o típico xadrês rosa ou vermelho.




E no saco vinha um achado! Estestes bonecos, menino e menina, são uns panos com uns 50cm de altura, já assim cortados e prontos a coser, virar e encher e transformam-se em almofadas! Têm frente e verso e até um sinal na costura para não nos esquecermos de deixar um buraco aberto para podermos virar as almofads encher e fechar no fim!





O cheiro a tecidos novos é bom, mas estes com história para contar também são muito interessantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário